16 de setembro de 2009

Relato de uma mãe: Coisas que você deve saber antes de visitar um RN.



Bebê quer e precisa de SOSSEGO!
Eu sempre gostei de festa, adoro receber pessoas na minha casa, mas depois que a Clara nasceu, passei a dar o maior valor para o silêncio e a tranquilidade. Continuo adorando receber visitas, mas depois que a gente vira mãe, a coisa muda um pouco de figura. Nesses últimos três meses recebi um bocado de visitas de todo tipo e um monte delas sem noção. Faz parte, né? Então resolvi fazer uma lista com algumas coisas que você deve saber antes de visitar uma mãe recém-parida e seu new baby:
** Mães recém-paridas são verdadeiros zumbis. Estão sempre com o sono atrasado e olheiras enormes. Portanto, se não der para aguentar a curiosidade em conhecer o recém-nascido, ligue antes e veja se existe algum horário mais adequado para uma visitinha. E nunca se demore demais: meia-hora é bem razoável. Provavelmente o tempo em que ela está fazendo sala para você é aquele no qual ela aproveitaria para dormir!
** Se a mãe estiver amamentando, a não ser que ela insista do contrário, procure não sentar por perto para falar da sua vida ou bombardeá-la de perguntas. É um momento em que tanto a mãe quanto o bebê prezam a paz e a tranquilidade.
** Se for levar um presentinho, nunca leve algo para a decoração do quarto do bebê. Se ele já nasceu, é bem provável que o quarto esteja devidamente decorado. Se você não é super íntima da mãe, pior ainda. Não vai saber o gosto dela e certamente será uma bola fora. Fraldas descartáveis são sempre bem-vindas. Roupinhas, desde que compradas em lugares onde a mãe possa trocar caso seja necessário, são presentes legais. Outros itens do uso diário, como cueiros e toalhas, nem sempre são uma boa pedida. O bebê já deve ter isso de montão.Se quiser levar um bichinho de pelúcia, certifique-se primeiro com a mãe ou um parente próximo. Acumula muita poeira! Tente não escolher um presente que ainda está muito longe da faixa etária atual do bebê. Haja espaço para guardar tanta coisa!
** Não peça pra pegar o bebê no colo antes que a mãe ofereça. Se ela não oferecer, talvez seja porque não quer que ninguém o pegue, então, fique na sua. Pode me chamar de chata, mas você tem a maior preocupação em tomar banho, estar com as roupas limpas, lavar as mãos para pegar no seu filho, aí vem alguém da rua e quer botar o maozão no seu bebezinho todo limpinho! Me poupe...
** Tenha bom senso e não pegue nas mãozinhas do bebê. Eu sei que é irresistível e é o primeiro lugar onde a gente tem o ímpeto de tocar, mas ele coloca as mãos na boca o tempo todo. Toque nos pezinhos que também são lindos e gordinhos.

Será que é exagero?
Aiaiai, vou colocar um aviso desses na porta aqui de casa, algumas coisas eu concordo plenamente, outras deverei concordar qndo o Felipe nascer!!?!
Ai será que serei uma mãe neurotica e super zelosa?
Jesus me abana!!

19 comentários:

Clau disse...

Dina adorei!


beijooo

Elaine disse...

Kkkkkk
eu adorei!!
Deve ser bem assim mesmooo vc tem o maior cuidado pra cuidar do seu baby e pra pegar acho q tem q ser alguém que a mãe confie, ainda mais nos primeiros dias q tudooo é novidade!
Adorei a parte dos presentes ... rs
Bjs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu acho que é um aviso e tanto porque tem muita gente sem noção. Quando o nosso sobrinho nasceu eu tinha plena atenção para esses detalhes. Não pegava muito no colo, sempre, sempre lavava as mãos quando chegava da rua e só me arrisquei a dar algo pra decoração do quarto pq a minha cunhada me pediu para fazer uma cestinha de mdf para colocar os potes de algodão, cotonete...Ah gente...tem que ter noção, né??? Eu já vou avisar: quando meu filho nascer, vou dizer que o médico recomendou visitas depois de um mês..rs...Minha prima teve o bebê numa quinta. No Sábado já estava em casa e recebendo milhares de visitas. Resultado: Pedro voltou para o hospital e ficou uns 15 dias internado. Eu hein...vou arriscar?
beijocas

Ju Louseiro disse...

Aaaah Dinaa, eu adoreei as dicas! É a maais pura verdade, tem muuuita gnt sem noção! hehe, bjooks floor

Thania disse...

Amei....

Bjoooooos

Rumo ao Altar disse...

Nooossa, nunca me liguei nisso!!!rsrs
Parece um manual de etiqueta, rsrs...Mas é ótimo saber!huahuahua

Bjusss!!!

Naná Jacob disse...

ótimas dicas pra pessoas sem noção... só quem já cuidou de um RN sabe o que é....
parabéns pelo blog..
bjo

Hermilaine disse...

Certíssima,eu sou neurótica e meia,quando Bella nasceu,tinha um vidro de álcool em cima da cômoda pq se tivesse alguém que "eu deixasse pegar" tinha que lavar as mãos no banheiro e depois passar o álcool.Não gosto de gente lesada,já basta eu...kkkkk
Cheiro!!

Rumo ao Altar disse...

Dina, tem selinho pra vc!
Bjs!

Karlinha disse...

Perfeito esse post, Di!
Tem gente que não tem noção de nada!
Quando chegar minha vez com certeza eu vou deixar claro que só vou querer receber visitas depois de pelo menos 15 dias. Digo visita de pessoas mais distantes.
Graças a Deus tenho uma família muito educada que sabe respeitar o espaço de cada um.
Não consigo imaginar alguém chagndo da rua pra pegar no meu fiote com as mãos sujas... Jesus, Tem Misericórdia!
Eu quando chego em casa a primeira coisa a fazer é trocar os sapatos e imediatamente lavar as mãos antes de tocar em qualquer coisa. Não é frescura, é higiene!
Imagina com o meu filho? Na na ni na não!
NInguém merece!
Sai pra lá!
Sei muito bem como são os dias de uma recém-parida!
Fiquei com minha cunhada no hospital e logo depois que ela saiu dele e foi pra casa com meu sobrinho. Fui para ajudá-la. As mamães ficam cansadas demais e precisam de ajuda.
Di com certeza, qunado eu estiver gravidinha, já vou avisando que se quiserem conhecer meu fiote que seja na maternidade depois disso, só depois de 1 mês...
Infelizmente tenho alguns amigos sem-noção.
Sabe daqueles que ligam pra você no domingo às 21h e perguntam:
Posso ir aí, estou com saudade de vocês!
É isso Di, pense nisso, viu!
Beijinhosssssssss pros dois!

Anônimo disse...

Faz um quadrinho Dina.. Ia ficar até bonitinho!
hehehe..

beijO

Fer disse...

Oieeee Dina
Ahhhhhhhh vc está super certa, vc é a mãe e tem que ter as suas regras...eu amoooo nenens mas nunca peço p segurar até a mãe oferecer, apesar da vontade rsrsrsr

bjusssssssss

M e I disse...

Concordo com tudo isso e adorei a dica. Qdo for visitar um Rn me lembrarei disso e levarei fraudinhas descartáveis!! =D

Unknown disse...

Dina...
Na verdade sou Paulistana, mas o Maridão é Curitibano e Atleticano... aí, não tem jeito né???
Vc também é Curitibana, né? Mais uma coincidência!!! hehehe...
Adorei o post... acho que também vou colar uns avisinhos por aí... mas vai ter que ser na porta, por email, no blog... Ai Meu Deus!!!!
Também estou com dificuldades para dormir... quando não é a posição, é a Isabel se mexendo, é a azia, é o xixi... aiaiai... ainda bem que falta pouco!!! hehehe...
Bjos

Núbia Paiva disse...

Oiii mãe do ano!
nossa, se isso é ser chata, acho que vou ser chata e meia qnd tiver meus filhotes! Acho que é super normal, instinto de mãe de ´proteger mesmo...

sim...e tô bem já! Obrigada por perguntar!

xerus

Manu disse...

Todo mundo quer cuidar da cria neh?

Tbm axo essas visitas meio sem noção, principalmente qdo elas são na 1º semana .... É tdo uma adaptação e cmo o texto diz axo q eh a parte q a mãe eh mais zumbi!
hauahuahuaha

Beijos flor

Aline Vicentin disse...

Nossa miga, este post rendeu muito comentários heim???hehehe
Quem me dera ter lido esse post antes de ter a Melzinha, teria lertado muitos desavisados e sem noção...kakaka
Mas o pior que tudo isso é a pura realidade miga...
Depois que se tem um bebê em casa, o sono nunca mais é o mesmo, e olha que a Melzinha já tem quase dois anos heim?
Aproveite o máximo para dormir, pois depois esses momentos serão raros....
E ainda vem os sem noção, pior que tem gente que vem na mesma semana que vc ganhou, nem para esperar o período de adaptação entre mãe e bebê,nossa...é muito difícil.
E acho mesmo que toda mãe deveria fazer uma plaquinha e deixar na porta ou ao lado do berço do bebê dizendo para lavar as mãos antes de querer pegar os nossos anjinhos...rs
E não é questão de ser neurótica não miga, é cuidado de mãe mesmo, sem falar que isso é o mínimo né?Pois eles ainda não tem imunidade então temos que protegê-los como podemos...
Enfim miga, espero que vc não tenha muitos parentes e amigos sem noção e que não precise passar por esses momentos..rs
Um grande abraço querida e até a próxima...

Nat disse...

Aiii amiga APOIADO....
Toda razão...
O problema é fazer tudo isso sem ser interpretada como grosseria né???
*bjoOs*