19 de janeiro de 2010

Para quem é, ou pensa em ser mãe...


* Do blog Mamãe pira na Paçoca.



O que vc aprende depois de ser mãe?
Não existe frase mais verdadeira que 'A mãe nasce junto com o bebê'. Quando nasce o bebê, você cruza o rio. Suas teorias ficarão para trás, e agora seu coração que te guiará entre elas.
Descobre que existe sim recém-nascido lindo, o seu. Perceberá por conta que alguns bebês precisam de incentivo para mamar, e outros ficarão horas pendurado. E mesmo seu bebê sendo de um tipo, poderá se transformar em outro de uma hora para outra. Fará uma ou outra 'greve de mamá', por motivos que são impossíveis de descobrir.
Pode ter lido o que quiser, mas você sente que seu bebê necessita de colo como uma flor precisa de água, que seu seio serve de alimento, aconchego, calor e carinho, simultaneamente. Você pode ser especialista em amamentação, com doutorado, e ainda precisará de uma dose de confiança enorme.
Haverão dias que seu bebê chorará, e você não saberá o motivo. Mas TODO MUNDO vai dizer que são cólicas, mesmo quando for fome (¬¬). Descobrirá que as pessoas realmente gostam de expressar suas opiniões a respeito do seu jeito de cuidar do filho.
Não dormir vários dias é uma tortura. Entende rapidamente porque as pessoas ficam com raiva do choro dos bebês, é irritante, cansativo, estressante - foi feito para ser parado. É de cortar o coração, mas adivinhar o que o bebê deseja, só na tentativa-e-erro.
Você pensará se algum dia na vida você poderá voltar a dormir 8h seguidas. Ou sair para namorar. Ou simplesmente ficar com os peitos para dentro da blusa por 3h.
Você se descobrirá em pânico porque seu bebê acordara de hora em hora nas duas noites anteriores. E, para seu deleite, dormirá 6h seguidas na próxima noite.
Não interessa muito o que você pense sobre seu trabalho, você descobrirá que 5 meses é muito pouco tempo. Que você precisa de seu bebê, e seu bebê precisa de você. Descobre que você pode ter se sentido extremamente abatida, mas não acredita que alguém saberia cuidar do seu bebê - afinal, você percebe o quão frágil é a relação, as características daquele bebê naquele tempo.
Você descobre que 'criança não tem que querer', 'filho meu não fará birra', 'é só falta de palmada', 'esse bebê tá viciado em colo' são frases estúpidas de gente que não compreende o desenvolvimento de uma criança. Que não podemos determinar em que o bebê irá se desenvolver, nem como - ele fará na idade certa dele.
Descobrirá que as revistas sobre crianças são parciais e superficiais. Que a maioria dos pediatras não tem o menor conhecimento ou lide psicológica de crianças. Que nenhum pediatra na face da terra saberá mais do que você sobre seu filho.
Descobre que o bebê não precisa do quarto de princesa, nem do carrinho de mil reais. Só de colo, carinho, leite, roupa e fralda. O resto ele não sentirá falta, garanto.
Ter um bebê é assim: você nunca saberá ao certo quantas horas irá dormir, onde, o que irá comer, se ele irá sentar ou falar. É tudo uma surpresa, e tudo o que podemos fazer é curtir. E dormir o máximo que der.

14 comentários:

Amor desde infância disse...

que lindo nao vejo ahora de ser mamae tambem um bjinho!

Unknown disse...

Amei esse post, eu realmente não sei nada sobre bbs e quero um, mas não tão rápido quanto meu marido que já quer que eu engravide daqui a 1 ano apenas, já entreguei nas mãos de Deus, seu bb é muuuito liindo!

e sei que ser mãe é uma benção e que nós que não temos só vamos sentir isso quando o nosso mesmo nasci, mas amo os bbs das amigax pq é só para brincar, rs, nada de trocar fraldas, colocar para dormi!
rs

mas quero o meu bb!

♥ Fab's e Luana ♥ disse...

Dina!!! Que mensagem linda!!! Beijinhos:)

Casadinha Mi disse...

Oiee... amei seu post!
Quero muito ser mãe! Não vejo a hora que de certo.
Bjs Mi

Cláudia Elisa disse...

Que lindo!
Adorei, não consigo mais parar de ler seu blog!
Uma perguntinha: Onde vc fez essa camiseta que está na foto, poderia me dar o endereço? Sou de Curitiba!
Bjos

Ju Louseiro disse...

Aaain Dina, ameei! Não vejo a hora de ter meu bebezinho.. Mas caalma, tudo no seu tempo!!! haha

bjks

Carol disse...

Aiii amiga
que post mais lindo!!
Senti um misto de anciedade e medo agora...
Tudo muda né?!
Espero ter sabedoria para dar conta do recado... rsrsr

bjo linda, pra vc e pro Fê lindão!!

Poliana Canha disse...

Di, que lindo!
Tenho muitas amigas mamães, vou imprimir esse post e passar pra elas!
Lindoooo!
Bjs flor!

Thania disse...

kkk...amei amiga!
Nao vejo a hr de sentir td isso....sera q demora???? rs

Bjooos

Noiva ZY disse...

Nossa que lindo seu post, ser mãe é uma dadiva!!Ameiii seu post mesmo!bjs

M e I disse...

Muito lindo Dina.. e esclarecedor. cada vez mais, fico mais informada e me preparando pra qdo eu for mão daki a uns anos...

Um bjo enorme pra vc!^^

=*

Debora disse...

adoreiiiii!!
tudinho o que vc escreveu é pura verdade..
ser mãe é pura benção...mesmo com
duvidas e medo de estar ou não
fazendo a coisa certa para o noso baby
que amamos e essa é a nossa única certaza...
AMAAAAAAMOS!!!

A. Alves disse...

Adorei o post. É isso aí.

Laine disse...

MARAVILHOSO esse post... amei!