22 de janeiro de 2011

E a roséola?



É, Felipe tem sido o rei dos vírus, das doenças infantis.
Há poucas semanas relatei nossa experiência com a doença de pé, mão e boca, e dai que no domingo senti o Felipe com febre, 39º ó céus. Na segunda a mesma coisa e por sorte tínhamos pediatra e ele nos despreocupou, pois não tinha nenhuma infecção aparente. Comentou conosco sobre essa tal de roséola, explicou sobre, e nos deixou bem tranquilos. Terça, quarta ainda havia febre... Na quinta aparecereu o grosseirão. Bendito Dr.pediatra!
Bom, hj já estamos 185% aqui e somando mais uma doença pro histórico do Felipe, e mais uma para o conhecimento de vcs.


Sobre a roséola:
Meu filho estava com febre, e agora a pele ficou manchada. Será roséola? 
Pode ser. A roséola é uma daquelas doenças inofensivas da infância mas que deixam os pais malucos de preocupação. Ela começa com uma febre bem alta, sem explicação, e atinge principalmente crianças entre 6 meses e 6 anos, predominando nas menores de 2 anos. 
A roséola é causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva (pense em todos aqueles brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha). É difícil identificar onde ocorreu o contágio, porque a roséola é transmitida quando a erupção de pele ainda não apareceu (e portanto ela ainda não foi diagnosticada), e o período de incubação vai de 5 a 15 dias. 
Quais são os sintomas? 
A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir: 
• febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio 
• além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarréia, falta de apetite e de energia 
• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias. 
Preciso procurar o médico? 
Como precaução, é melhor conversar com o pediatra. A maioria dos médicos prefere ser avisada de uma febre tão alta em uma criança de menos de 2 anos. O médico deve orientá-la a observar a criança e prestar atenção para ver se a erupção aparece depois de alguns dias. Se a febre persistir por mais de três dias ou a erupção for diferente da descrita, é melhor levar a criança de volta ao médico. 
Qual é o tratamento? 
Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas. 
Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias, portanto arme-se de paciência. Logo ela estará novinha em folha. 
Pode haver alguma complicação da roséola? 
A febre alta provocada pela roséola às vezes pode causar uma convulsão febril, que pode ser assustadora, embora na maioria dos casos não traga nenhuma consequência à saúde da criança. Em situações muito raras, o estágio febril da doença pode levar à meningite ou, mais raramente ainda, à encefalite (inflamação do cérebro). 
Mas, durante a fase febril, ainda não dá para saber se se trata de roséola, porque a erupção só surge depois. Isso quer dizer que seu filho estará sob observação por causa da febre alta, e qualquer sintoma preocupante (letargia, confusão mental ou qualquer coisa que assuste você) deve ser comunicado ao médico. 
Adultos pegam roséola? 
A maioria das pessoas tem anticorpos para a roséola já aos 4 anos de idade, mesmo sem nunca ter tido a doença. Em certos casos, um adulto com o sistema imunológico comprometido, como uma pessoa submetida à quimioterapia, pode sofrer uma infecção devido à reativação do vírus, numa espécie de herpes zóster. 
Estou grávida e fui exposta ao vírus. Há perigo? 
Como praticamente todos os adultos são imunes à doença, em princípio não há nenhum risco. Não existem registros científicos de consequências negativas da roséola na gravidez.

Beijos e bom FDS! 

7 comentários:

Unknown disse...

OIII, amei a foto, que sorriso lindo dele, a piscina devia estar boa heim.. bjus

Vanessa e Enzo disse...

Foguetinho já melhorou né amiga?
ô dó, devia ser proibido essas "maldades" em bebês, é judiação, não acha?
Bjks

Deni Brito disse...

Essa carinha sem vergonha dodói é quase uma judiação!

Kellen Mahy disse...

Adorei a informção...

Jacqueline Braga disse...

Que foto mais linda!!!
Nossos babys deviam ser imunes a todo tipo de vírus, aff, tadinhos!!
bjs

Branquinho disse...

olá.. eu to achando que meu filho ta com isso.. ele teve a febre a noite toda sem nenhum outro sintoma... to esperando pra ver o que acontece..

Ju Louseiro disse...

Melhoras pro princeso Dii!

Bjs