17 de maio de 2012

Até onde é normal?




Dai que ontem foi o dia da reunião bimestral com a professora do Felipe. Eu fui tranquila, acreditando estar tudo bem e voltei com o coração na mão.

No inicio do ano tivemos uma reunião sobre o comportamento do Felipe, ele estava agressivo, brigando muito e testando os limites com todos, realmente as coisas estavam bagunçadas, foram dois meses de férias, dois meses na casa da vovó, mudamos muitas coisas aqui em casa com ele, e eu acreditava que tudo tinha sido resolvido.

Um dia ou outro as coisas desandavam, mas na maioria dos dias estava tudo bem.

O Felipe nunca foi uma criança de se prender a brinquedos/brincadeiras, nada funcionava mais que 10/15 minutos com ele, mas eu nunca me preocupei.

NADA PREOCUPANTE, como podem pequenos detalhes percebidos passarem a nos incomodar de repente?

De uns tempos pra cá o Felipe tem passado muito tempo no chão, deitado brincando com seus carrinhos, se ele está de pé está brincando com o carrinho na parede. As vezes eu falo com ele, e o percebo muito distante, olhando pro vazio, distraído. Por que eu deveria me preocupar?

Tomar banho, dormir, comer, tudo virou um tormento, uma luta, e mais uma vez eu acredito que seja normal, afinal ele é criança, Felipe tem uma urgência em brincar que é impressionante.

Ontem a professora relatou que o dia-a-dia com ele está complicado. Desde que mudei ele para meio-período ele tem preferido brincar sozinho, passa horas brincando no chão, ou na parede com carrinhos, na hora das atividades reluta em faze-las por que quer brincar, perde o foco, viaja pro mundo da lua (quando enfim ele senta para fazer, faz tudo certo, rápido, conforme o esperado).

Todas essas situações que acontecem na escola, acontecem também em casa.

Os limites não existem, aqui em casa eu já não sei mais o que fazer, afinal, somos firmes, fazemos tudo conforme manda a psicologia infantil (rs rs) e ele não aprende, não muda. Felipe não absorve as coisas.

Será que isso passa?
Será que é coisa passageira de criança bagunceira?
Será que devo me preocupar?

Até onde essa falta de interesse e foco nas atividades/pessoas é normal?
Culpa minha, da escola, temperamento?

Eu não sei, sinceramente eu já não sei.