17 de junho de 2009

Para quem planeja engravidar...



Oi meninas, lendo o blog da Thania me inspirei a postar sobre "antes da gravidez" para vcs.
Super bom mudar alguns hábitos pra quem está programando ter um bebê. Como o meu foi surpresa, sem planejar, não puder tomar alguns cuidados básicos. Começar algumas coisas, tipo atividades físicas, eu já era sedentária, após engravidar então é dificil... por que a preguiça bate tantas vezes a porta, que se não cuidar, a gente deixa entrar e lá ela se instala... rs

* Sobre a foto, só pra contar o que eu tinha esquecido, ja uma semana que todo santo dia de manhã salta uma bolinha ao lado do meu umbigo, e só sai de lá quando eu deito... seria o pézinho do Fe? Ai que delicia =) eu fico mt feliz com minha bolinha extra na barriga rsrs sinto mais a presença dele.
Se bem que a pressão lá dentro está grande, por que meu umbigo já começou a saltar, ta meio pra fora, meio pra dentro... Uma beleza!!!

O que fazer antes de dar a largada

Durante nove meses, a gestação vai exigir força, disciplina e muita energia do seu organismo. De uma hora para outra, o corpo vai começar a trabalhar dobrado para manter tanto o bebê quanto você saudáveis. Para que seu bem-estar não seja prejudicado, o segredo é preparar-se para essa empreitada como os atletas treinam para uma prova de longa distância. É isso aí: uma verdadeira maratona vem pela frente e você vai precisar de fôlego para encarar um ritmo acelerado por 40 semanas!
Os especialistas são unânimes em afirmar que quanto mais saudável a futura mãe estiver antes de engravidar, melhor será esse período. “A mulher é responsável por tudo aquilo que a criança recebe durante a gravidez”, alerta o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Saiba o que você deve fazer antes de dar a largada:
Aposte no ácido fólico: comece a tomar com três meses de antecedência. Esse derivado da vitamina B evita malformações irreversíveis do tubo neural. Embora esteja presente em alguns alimentos como fígado, verduras verde-escuro e feijão, isso não basta. É preciso consumir cápsulas de 5 mg por dia.
Dê adeus aos quilos a mais: entrar na gravidez com sobrepeso aumenta o risco de desenvolver diabete, hipertensão e varizes. Como esse já é um período fácil de acumular gordura, a recomendação é estar no peso ideal antes de encomendar o bebê.
Mexa-se: comece alguma atividade aeróbica, como natação, hidroginástica ou caminhada. Você engorda menos, fortalece o corpo para o parto e ainda diminui a ansiedade.
Apague o cigarro: muitas mulheres ficam ansiosas e estressadas durante a gravidez. Parar de fumar nesse período será ainda mais difícil. O ideal é se livrar do vício antes da gestação.
Maneire na bebida: o álcool, antes da concepção, não acumula problemas para a gravidez. Mas se você costuma exagerar na dose, mude o hábito antes de engravidar. Bebida e bebê não combinam.

Outros artigos interessantes:

* Entre em forma
* A maratona vai começar!
* Planeja engravidar? Então, teste se está no caminho certo
* Gravidez depois dos 35
* Já se vacinou contra rubéola?
* Atenção para os cabelos
* Remédios devem ser evitados
* Ômega-3 para a futura mamãe
* Coma melhor antes de engravidar
* Vacinação em dia
* O check-up antes de engravidar
* Ioga para futuras mães
* Calculadora de Fertilidade
* Calculadora de Gravidez

Espero que gostem.
Beijos

8 comentários:

Noivinha Gabi disse...

Lendo essas coisas de gravidez, da vontade de engravidar no 1° ano de casada...maaaaaasss, no meu caso é quase impossivél, ainda tenho tantas coisas para fazer antes de embarcar nessa viajem tão gostosa que deve ser a gravidez!

Curta cada momento da barriguinha!!!

Bjokas!

Noivinha Gabi disse...

Você não é a primeira que me diz isso, e do jeito que eu amo criaças é bem capaz dos meus planos se anteciparem mesmo "involuntáriamente"... e se isso acontecer eu tenho certeza que vou ficar feliz demais!

Bjokas!

Unknown disse...

Adooooroo!!!

Vc leu meus pensamentos!
Rs...
Amei o post, ano que vem entrarei pro time das mamães!
=)

Aonde vc mora Di? Eu moro aqui no Boa Vista...

qquer hora a gente tc no msn melhor....

bjo linda

Thania disse...

Amiga!!!!
Vc é uma fofa...rs...e OBVIO q eu li tudinho e AMEI!
O ácido fólico começarei talvez amanhã já! Ui...to animada! E vou precisar das minhas amigas mamães pra me ajudar e me acalmar nessa fase pq do jeito q eu sou ansiosa...rs...preciso de um breque de vez em qdo...rs
Mas eu li tudinho e abri alguns daqueles links...vou ler todos agora MESMO!

Beijooooooossssxxxxx

Unknown disse...

Oi flooor

Tem mais um selinho te esperando no meu blog =)

bjooooo

Faça ou Desfaça disse...

Muito bom vc ter falado sobre preparação da gravidez, afinal quem casou, deve estar fervendo de vontade, mas é sempre rever as condições financeiras e ter um tempo antes q dona cegonha apareça, de vida a dois.
Isso é muito importante pq muita coisa muda depois do baby, mas é uma bênção divina ter um filho.
Tenho a minha Tatiana que é meu mundo iluminado, que me deu a honra de ser a mulher mais glamurosa....e que amor que brota na gente..UFA! e agora com mais duas lindas: Bruna e Luiza (netas) nossa!!!!!!! meu mundo, minha vida é um sucesso eterno de felicidade e realização.
Então, que Deus abençõe as futuras mães e dê muita saúde a vocês e seus filhos.
Beijocas carinhosas

Muriele Binow disse...

Oie flor.....tudo bem????

muito legal o seu post....

bjos!

Mulher crescendo disse...

Oie, começei hj a ler teu blog e to adorando, este post é mesmo o q to precisando pois estou me preparando para ser mamãe, a coisa era pra já mas tive de adiar, no entanto vou coleccionando dicas úteis...


Bjos, seu Felipe é lindooooooooo e sua familia tb

Td de bom