7 de maio de 2010

Filho dá trabalho - ou o que não te contaram antes




- Esqueça esse troço de dormir horas e horas no domingo. Seu toddler eventualmente poderá dormir a noite toda (i.e., umas 8 horas seguidas), mas pode ser que ainda acorde de noite. Mesmo depois disso, às 6 da manhã devem estar de pé, independente da hora que acordam.

- Crianças tem necessidades. Não conseguem ficar numa cadeira por mais que minutos, não comem novidades, tem sono e precisam ser acalmadas. Seria ridículo querer que seu filho durma cedo no dia que você quer namorar e durma tarde no dia que há um casamento.
- Esqueça sair sem hora para voltar sem culpas. Você tem alguém que precisa de você, com o qual vc se preocupa. Mãe perde o direito de ficar doente, de morrer e de ficar incomunicável. Esqueça 2ª, 3ª ou 4ª lua-de-mel em Paris pelos próximos ANOS. Vai deixar seu filho aos cuidados de terceiros para passear por vários dias, longe de você?

- Esqueça ter uma refeição no restaurante de sua escolha sem pressa. Acho que até já esqueci como é esse lance de comer sem pressa de acabar. Sim, seu toddler provavelmente vai precisar comer sozinho, independente de sua boa coordenação para não sujar o chão na descoberta.

- É, vão CHOVER palpites idiotas. Aliás, grávida e mãe fresca é para-raio de palpite.

- Mães de bebês: esqueçam essa coisa de 'rotina' ou 'casa arrumada'. Seu bebê é simplesmente mais importante que louça. Esqueça trabalho, estudo, seu filho irá necessitar de full time de sua atenção. É o mínimo que ele precisa. Arrume um sling e seja feliz.

- Mães de toddlers: esqueçam essa coisa de 'limites' ou 'controle'. Sim, seu filho é humano e tem vontade própria. Quer criar um adulto inovador e questionar ou um banana?

- Filho é muito muito mais importante que a carreira. Se seu filho ficar doente, você faltará ao trabalho, e não interessa muito o que seu chefe acha ou deixa de achar. Muitas mães vão optar acertadamente em ficar em casa até seu toddler ter amadurecido um tanto mais, e já estar mais comunicativo. Seu filho se tornará a coisa mais importante do mundo, e sem muito esforço.

Filho é a melhor coisa do mundo. Tira vários egoísmos, simplifica os problemas (você não tem tempo para eles), separa só o que importante e bom. Nunca mais briguei com amigos, ou me envolvi em grupos esquisitos, ou gastei meu tempo saindo só para fazer social. Aprendi a felicidade de todo dia ter algo novo e diferente para notar, nunca há tédio ou monotonia. Nos faz pensar no poder da vida, da morte, e todas as pequenas descobertas e felicidades da vida. Fale a pena em todas as instâncias.

Mas, se você não está disposta a jogar fora sua vida anterior, sua rotina anterior, compra uma samambaia. Filho requer uma disponibilidade total. Claro que haverá alguma individualidade, mas só sua essência será mantida.
Mais alguma? ;)

Preciso falar mais alguma coisa?
Eu sinceramente não sabia que essa vida de mãe era HIPER difícil, cansativa, estressante, porém hiper compensadora, alegre e maravilhosa.

"Ser mãe é padecer no paraiso", sinceramente abomino quem usa essa frase... ser mãe é ser feliz, é lutar, é amar, ser mãe é ser testada a todo momento, ser verdadeira, romantica, sensivel... é bom demais, porém nada fácil.
Desde a descoberta, até o nascimento e dai pra frente... cada dia é mais dificil, porém cada fase é mais rica em descobertas, mais gostosa!

A amamentação, a descoberta das mãos, o sono profundo no seio, os primeiros sorrisos, gargalhadas, as mordidas, beijos, os carinhos desajeitados, a euforia da cria ao ver vc, a animação em esticar os bracinhos para ganhar seu colo, o biquinho manhoso pedindo chamego... tudo é maravilhoso e infinitamente mágico...

Felipe está sem dormir direito há duas noites, ontem o levamos na emergência pois ele estava muito trancado, o medico nos tranquilizou e nos mandou apenas fazer repouso... ai penso, muita gente fica estressada por que o filho não dorme, ou brava em ter que sair a 1 da manhã para ir ao hospital... eu Dina, eu mãe... eu agradeci, agradeci pela saúde do meu filho, agradeci pela força em passar a madrugada abraçada a ele sentindo seu cheiro, agradeci o sorriso dele ao despertar!

Ser mãe é isso, não é sofrer, é sim aprender a ver o lado bom das coisas... sofrer pelo fato de ver um dia seu filho sofrendo? Ai sim! Mas sofrer por não dormir, por ter enjoos, por não poder fazer as unhas... Bobagem! Tenho pena dos filhos de mães superficiais, que se estressam simplesmente pelo fato do filho não deixa-las ir ao banheiro... eu me viro, e me viro muito bem com a cria a tira colo... se precisa ele fica ao meu lado enquanto lavo a louça, no chão do meu qrto enquanto dobro as roupas... tarefas que eu fazia em 15 minutos, agora demoro horas, afinal as interrompo a cada minuto para acariciar a cria, ou faze-lo rir com gestos e dancinhas bobas.

Se eu canso, me irrito ou choro em desespero? Sim, eu faço isso... mas não por que o Felipe não me deixa fazer, ou me cansa, etc etc... mas por eu não conseguir, por eu não fazer sempre o melhor pra ele por que meu corpo ou mente não permitem... Mas eu sei, que posso não fazer o melhor possível, mas qse chego lá!

Fica a dica, antes de planejar ser mãe... se conheça, se descubra e saiba que pra ser uma boa mãe vc precisa de muita estrutura emocional e ponto!

PS: Eu não tô grávida, gente quem leu o Colcha entendeu hahaha mas obrigada pelos Parabéns por aqui, orkut, msn hahahaha
Beijos e BOM FDS!

12 comentários:

Anônimo disse...

Rss .. ficou muito divertido o colcha ! rsss

E amei esse post (grande mas consegui ler tudo) ...
Adorei ...
Eu sei que tudo nao é facil .. mas mesmo assim meu maior sonho é ser mae ! Só Deus pra explicar ne ? rss

bjo

Ana Paula disse...

Bem legal o texto!
Eu ainda não sou mãe, estou tentando, e vira e mexe me pego a pensar se terei paciencia com meu filho, se saberei conduzir o dia a dia de maneira correta, se vou me estressar com facilidade.
Mas só tendo um nenê para saber como é a vida de mãe!
Aliás, Feliz Dia das Mães (antecipado!)
Bjs

Marcelly disse...

É verdade dá muitoooo trabalho, mas, olhar o rostinho, o sorriso e ouví-lo te chamar de mamãe, compensa TUDO !

Beijocas e FELIZ DIA DAS MÃES adiantado, rsrs !!!

Jaja disse...

amiga querida.
amei o post sobre ser mãe.

eu me sinto e me vi em muito momentos.

Nao é tarefa facil ser mae, mas é simplismente maravilhoso olharmos nossos bebes e saber que fomos nos que fizemos eles.

gostaria que me enviasse teu telefone por depois, no orkut, gostaria de te ligar para a gente poder conversar.
Adoro vc muitooo.
desculpa a ausencia nestes ultimos meses.

Sem venho aqui ver o desenvolvimento do Fe, mas nao da tempo de deixar recadinho.

Beijokas mil

veri disse...

amei o post
bom final de semana
bjum

Marta disse...

Dina querida... parabéns pelo dia das mães!!! Realmente um filhote deve dar super trabalho, mas compensa tudo! Só ver o amor e o sorriso já deixamos para lá!
Beijocasss

Nina Nishioka disse...

Felipe LINDO! amiga LINDA! texto LINDO. AMOOOO vocês! Beijos. Quadrigemêos? HAHAHAHA ai, magina:GUENTA! hahaha

Rosi Carvalho disse...

O texto é realmente MARAVILHOSO, quase chorei na frente do computador!!!
Sempre fui muito emotiva, agora as coisas estão "piores", hoje de manhã fiz um teste de farmácia e deu POSITIVO!!!
Tô chorando a toa, Segunda vou fazer o exame de sangue pra confirmar!!
Mas tenho certeza de eu tô grávida, pelos sintomas!!
Quais os primeiros sintomas q vc percebeu e com quanto tempo???
Bjos e um lindo dia das MÃES!!!!

Ju Louseiro disse...

Flor, que post legal! No momento, HOJE, não estou preparada para isso não, me bateu um certo desespero, confesso! Mas ver em vc que tudo isso eh gratificante anima e dá uma vontade enorme de passar por cima de todos os meus medos! Ser mãe é um sonho, mas exige preparo...

Amiga, que esse dia das mães chegue cheeeio de alegrias p vc através do Fefe, afinal, esse é o primeiro com ele do seu ladinho, neh?! Deus abençoe para sempreee

bjks

Anônimo disse...

Ai Dina..já tenho 30 anos, tenho 4 de ksada e vivo pensando se esta ou nao na hora de ter um bebê. Agora entao, nao sei.
Depois de ler td isso..acho que nao estou preparada....mas qdo estarei preparada?!! Será que saberei.....?????? Oh dúvida cruel..
Ah eu queria ter dois....rs.
Enfim, vou aguardar. Deus sabe de todas as coisas e a hora que tiver de ser será...
Que vc tenha um feliz dia das Mães.
Acompanho sempre seu blog, desde a grávidez. Mas nem sempre comento.
Um grande abraço e td de melhor pra vc.
Núbia RJ
nubiarj_56@hotmail.com

Anônimo disse...

Esqueci de dizer...um texto desse era tudo q eu queria ler. Pois geralmente leio post falando de um lado maternal belo e nao um tão sincero como o seu.
Adorei. Parabéns.
Núbia RJ
nubiarj_56@hotmail.com

Viaje na Leitura disse...

kkkkkkkkkkkkkkk

Verdade seja dita né amiga hehe,adorei!!!
Feliz dia das Mães ,é nosso dia,saudades amiga!!

Mil beijos;*********