15 de agosto de 2011

O Pediatra do Felipe, um anjo em nossas vidas.


Quando eu engravidei fui atrás de um GO, lógico, mas pela minha cabeça NUNCA me passou a idéia de que eu precisaria de um pediatra.

Quando Felipe nasceu eu não tinha pediatra!
A que nos atendeu na maternidade eu odiei, não nos deu atenção, era muito seca, enfim, não rolou quimica. Então uma prima minha estava grávida me passou o contato de uma que ela tinha conhecido e gostado. Lá fui eu consultar com a Dra. Carla, uma riponga faladeira, atenciosa com o bebê, mas muito "dramática" pro meu gosto. O Fe tinha 7 dias, eu mãe de primeira viagem, insegura, meu filho magrelo e com ictericia, imaginem, DEU MERDA. Sai desesperada do consultório, de acordo com ela a ictericia do Fe era grave, por que ele pesava pouco e blábláblá, dai veio com a história de eu dar LM na seringa por que ele estava "fraco" pra sugar. Enfim, 4 dias depois não consegui marcar a reconsulta com a doida, acabei despedindo ela e fazendo tudo do meu jeito.

Nessa busca por um bom pediatra, uma outra parente minha surgiu com a Dra Mariza, super profissional, falava termos que só Deus entendia, mas me deixou super tranquila quanto as coisas que a outra havia me apavorado, me assegurou que eu estava fazendo tudo certo, super apoiava a amamentação e tals. Eu não tinha amado ela, mas achei ela com uma boa postura, então servia. Mas o bicho pegou o dia que o Felipe com seus quase 2 meses passou dois dias chorando e ela não atendia o celular, a secretária dela NÃO PODIA passar as ligações, eu já estava p*** da vida, despedi essa também no mesmo dia em que a tia do Ju conseguiu um encaixe com o pediatra do neto dela.

A minha intenção era fazer uma consulta apenas com o Dr. Vicente, e depois procurar algum outro médico com mais calma, eu não sei por que, mas eu queria UMA pediatra, mas nas circunstâncias daquele momento eu não tinha opção, então lá fomos nós.
Chegamos na clinica na hora marcada, o pediatra atrasado, eu já estava louca da vida, estava decidia, havia odiado aquele homem sem ao menos conhece-lo, até que finalmente nos chamaram.
Chegamos numa sala que não parecia sala de um pediatra, eu fiquei meio assim quando vi aquele senhor entrar pela porta. Um sorriso aconchegante, uma voz tranquilizadora. Nos atendeu por +/- 1 hora, sem pressa, me acalmou, tirou duvida, instruiu, mostrou preocupação e muito cuidado pelo meu bebê. E eu? Adorei. Depois da consulta, eu entendi o atraso dele não como desrepeito a nós, mas como consideração, em não atender 1 paciente a cada 15 minutos, o que me deixaria frustada.

Já era dezembro, a gente ia viajar e ele nos deixou confiantes, afirmou que ele estaria disponível a qualquer hora, independente do dia, nos passou seus telefones, celular, casa... e ENTÃO ELE GANHOU MEU CORAÇÃO!

Nas consultas seguintes ele sempre nos deixou muito a vontade, sempre foi muito atencioso e realmente, sempre atendeu todas as minhas ligações.
A maneira dele nos mostrar o caminho certo é muito tranquila, ele é muito calmo -  o que no meu caso MÃE DESESPERADA é muito importante.
Outra coisa que gostei muito dele é o fato dele ser todo "natural" medicamentos ele só receita em casos extremos, e um de cada vez. Nada de entupir a criança com mil medicamentes se não há necessidade. Antibióticos, corticoide, etc? Em ultimo caso. E o Felipe, graças a Deus sempre melhorou com as instruções dadas por ele.

Hoje eu já me acostumei em entender o "normal", pra ele tudo é normal.
- Não dorme uma ou outra noite, normal!
- Não quer comer, normal!
- Tá loco, pirado, fazendo escarceu? Normal também.

Eu mudei meus conceitos de maternidade depois que eu o conheci.
É como ele me falou um dia, bebês estão conhecendo o mundo, se adaptando ao exterior, não é fácil para nós? Imagine para eles!

Quando o Fe tinha pouco mais de 4 meses ele caiu da cama.
A minha reação foi ligar em seguida para o pediatra. Observem a conversa:
Eu aos prantos: Doutor, o Felipe tem 4 meses e caiu da cama...
Ele: Hum? Tá...  - traduzindo: Tá e dai? Acontece, é normal, relaxa!
Eu confusa: Mas Dr. ele chorou muito, acalmou no peito, mas eu tô com medo, posso leva-lo ele ai?
Ele: Dina, ele vomitou? Se não, não precisa traze-lo. Observe, veja, se as pupilas não dilataram, se ele não ficar extremamente sonolento é por que ele está bem.
Eu toda perdida: Ele tá com sono, mas é hora da soneca, por quantas horas preciso mante-lo acordado?
Ele, ainda com toda calma do mundo: Deixa o menino dormir, observe apenas, se ele dormir por mais de 3 horas ai acorde-o e me ligue novamente. Tá bom?
E Eu já sem opção: Tá, obrigada, um beijo.
Esse foi o primeiro susto, outros vieram junto com ligações inoportunas e estéricas, e ele sempre calmo, paciente e educado me instruiu, me acalmou.

Eu acho isso importante. Um pediatra que está ali sempre, pra qualquer desespero seu.
O Dr. Vicente sempre nos deixou seguros, nunca se impos como "médico", sempre nos deu opções. Eu nem sempre as segui, mas sempre me senti segura nas decisões que tomei junto dele.

Dia de consulta com o tio Vicente é só alegria, o Felipe chorou com ele uma única consulta, e nunca mais, sempre foi muito bem tratado, mesmo quando insiste em resmungar diretamente no estetoscópio.
Final de consulta e lá vamos nós, saimos da sala do pediatra satisfeitos, Felipe, agora com bala na mão, e mandando mil beijos.

15 comentários:

Marcelly disse...

Nossa Dina eu também passei meses até encontrar um pediatra q eu realmente "aprovasse", ainda mais q minha filhinha têm uma ictiose leve, então, nunca q eu escolheria um médico que não batesse comigo entende ?
Até q encontrei a Dra. Liliane, ela é super atenciosa, me deu o nº do celular, brinca com as crianças, um amor mesmo !
Tão bom qdo a gente encontra alguém assim né ?

Bjo !

Ana Lúcia Góis disse...

Andei muito procurando um pediatra para o Pedro, ele nasceu com hidrocefalia, enntao o cuidado eh dobrado! O primeiro so atende toda quinta feira em um P.A, dr. Sergio, e o outro eh o pediatra oficial dr. Mohamed, os dois sao muito atenciosos tira todas as duvidas nos deixando hiper tranquilos! O Pedro tem dois anjos, realmente eh um menino de sorte!!

Rafaela disse...

Que Saudades que deu dele, adoro a pediatra nova dos meninos, mas adorava ele, e tbm a secretária dele achava ela uma fofa! Aquela cara de vôzinho bonzinho é demais rs! Sem contar nas sete belos né complicado sair de lá sem ter comido alguma!
Obrigada pela indicação dele!

Bjos

Rafaella disse...

Ri da ligação...
Lembrei de mim ;)
Quando meu pequeno nasceu tbm não tinha pediatra, foi uma procura louca, e eu não gostava de nenhum, ou pq era seco, ou so criticava...
Ate que achei uma mais ou menos..
E vou com essa ate achara a perfeita rs...
Que bom que vc achou um que gostasse...
Nos deixa muito mais tranquila...
bjos

Fernanda Lucas disse...

Eu ainda não achei o pediatra "perfeito", estou com um por não ter achado outro....
Bjos

Camila Gomes disse...

Lendo o seu post percebi, que o pediatra do meu filho não é do meus sonhos, estou me decepcionando cada consulta mais com ele, sinto que ele não dá atenção para a criança e nem examina direito. Se a consulta durar mais que 10 minutos é muito. Não me passou celulares nem nada, nem me tira dúvidas.
Você pode passar o número desse pediatra, maravilhoso? Rs
E quais convênios ele atende?

Beijos

Jacqueline Braga disse...

Eu ainda não consegui achar o pediatra perfeito, até porque já fui em vários e sempre saio com uma dúvida ou aquele sentimento de: a consulta poderia ter sido melhor.Enfim, a pedi do Bryan é legal, embora tenha dado um fora em mim uma vez, que quando eu lembro hoje dou risada...mas o próximo baby vou pesquisar bem antes para não ficar perdida com as opções!
bjos

Camila Gomes disse...

Eu preciso achar o pediatra perfeito, Dina!
Acho que vou me mudar para Curitiba. rs.
Obrigada linda pela visita.

Ju Louseiro disse...

É bom achar alguem que te deixa em paz, né?


Um beijo =)

www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Mariane Paulino disse...

Ahhh ... é dificil encontrar um médico pelo qual a gente se apaixone né ? Mas que bom que vcs tem o Tio Vicente pra socorrer !

Bjocas

Thania disse...

Entao eu adoro o pediatra da Anna. Ele é homem tb, mais velho e caaaalmo, super calmo. Pra ele tb td é normal e o pior é q é mesmo ne! A gente é q se desespera!
Ele tb sempre me atende qdo eu preciso. Claro q ele nao sabe quem é a Anna laura qdo eu ligo, devido aos milhares de pacientes dele, mas eu ja falo o nome e a idade dela...rs..pronto!

Isso é um alivio ne!
Mas msm gostando dele eu ja busquei outros depois dele!
(ele foi o primeiro pediatra q eu a levei com 10 dias de vida)
É sempre bom outras opinioes tb assim como vc fez!

Bjos

Rebeca disse...

Encontrar um bom pediatra é uma tarefa na qual ainda não obtive muito sucesso.
mas tenho que continuar com a do Rafael, pq ela o acompanha desde novinho, e é quem está nos ajudando a encaminha-lo para a cirurgia.
Por outro lado, ela tb já atendeu a crianças com fenda, então tem experiência e pode nos orientar melhor.
Mas que sorte que vc´s já tem o Tio Vicente, aproveitem rsrsrs

Beijos

Blog Dri Viaro disse...

q bom! pq até hoje não achei um q prestasse :(

beijos

Renata disse...

Sou mais uma do time que já passou por vários pediatras, achou um mais ou menos e está com ele por falta de outro melhor.
Assim, gosto do pediatra da Bia, acho ele bem sensato, mas eu dispensaria algumas atitudes. Ah, e pediatra que atende celular nessa cidade aqui é artigo de luxo!
Que bom que você tem seu anjo. Hoje eu já me acostumei, mas passei altos sufocos no primeiro ano da Bia, sem contar milhões de idas ao PS e remédios que poderiam ser evitados se os pediatras se dessem ao trabalho de passar o celular (e atender).
Beijos!

Fabiana disse...

Te entendo perfeitamente.
Para nós, tio Willian é assim. E ele esta´com a Laura desde o nascimento. É calmo, disponível e me deixa muito à vontade.

Um médico e tanto.

E tb não dá remédio a torta e direito. Adooooro isso. Adoro.

Bjos.