14 de setembro de 2011

Sobre o futuro tempo juntos...



"Mãe" ninguém vira mãe quando engravida. Nos tornamos mães quando seguramos nosso filho pela primeira vez em nossos braços e ali, juramos a ele que, faremos o impossível, daremos a nossa felicidade para ve-los sorrir. Ou não...

Como muitas aqui sabem, eu fui adotada. A minha mãe não é mãe biológica, mas é uma mãezona.
Nos criou com igualdade, nos amou igualmente, nos deu beijos e abraços demorados, nos deu carinho, nos protegeu e brigou nas horas certas. Quantas vezes ela sofreu calada, para não nos deixar tristes, preocupados, ou simplesmente por que ela não queria colocar tal peso sob as nossas costas.

O diálogo sempre é importante, é essencial os filhos saberem o que está se passando dentro da sua família, e é papel da mãe saber fazer com que eles entendam da melhor maneira possível. Sempre no momento certo, sem drama, sem sensacionalismo. A mãe precisa ser realista, mas mostrar aos filhos que juntos, tudo vai ficar bem.

Mãe... mulher que acolhe, que acalma.

Mãe é mulher, é batalhadora, é forte.
Trabalhar fora, limpar a casa, cuidar do marido e arranjar tempo para dar atenção as filhos... é algo quase impossível, mas nós mães damos conta.

Hoje, se no meio de uma tempestade eu ligar para mim mãe, e demostrar que preciso, ela irá até mim, mesmo que eu esteja a 100 mil km de distancia e ela "a pé". E vc? Iria até onde pelo seu filho?

Acho importante criarmos bons filhos, e para isso, ensinar o certo e errado. Se falharmos durante a infância, nunca é tarde. Filhos crescem, se tornam adultos, mas ainda serão nossos filhos.
Hoje eu sou casada, tenho marido, filho, a minha familia. Nunca a minha mãe se intrometeu em nada que diz respeito somente a nós, mas quando ela sente que eu preciso, ela aconselha, mesmo que de uma maneira sutil, indireta...

Mesmo morando na mesma cidade eu já fiquei dias sem ve-la, e ela nunca cobrou isso de mim. Pois ela sempre entendeu que eu tenho uma vida, uma família, correria, cansaço.
Nessas épocas em que eu estive ausente, muita coisa aconteceu com ela. Mas ela se preocupou com muito mais em me "dar um tempo", do que me cobrar atenção.
E não é por que eu estive ausente, que ela deixou de fazer algo por mim. E muito menos eu de pensar ou me importar com ela.

Não sei se vocês vão entender aonde quero chegar.
Mas se vocês são boas mães vão simplesmente ler.

O que eu quero pro futuro do Felipe?
Sucesso, em todas as áreas possíveis.
E quando ele constituir sua família? Ainda será meu filho, estarei com ele e o ajudarei sempre que ele solicitar. Mas terei que entender que, agora ele mudou de família, ele poderá me acolher como "parte" dessa nova família  mas eu não sei se vou querer, afinal, eu prezo tanto a minha privacidade com meus dois meninos.

Amo passar dias e dias em casa, com eles a toa, brincando no chão, vou respeitar esse momento da familia do meu filho.

Como eu falei a pouco, a minha mãe nunca questionou a minha ausência.
Ela me respeita, e assim eu farei com o meu filho.

A minha vida toda foi assim, fui criada com "liberdade", sem compromissos, sem aquela obrigação de: Todo domingo ter uma programação certa. Sempre tive livre arbitro sobre o que eu queria fazer da minha vida e dos meus dias.
Acho muito mais gratificante meu filho estar comigo por que ele quer, do que por obrigação, por pressão.

Ontem uma amiga estava falando sobre a relação da mãe dela com o marido. E ela terminou dizendo assim:
"Entre minha mãe e o meu marido e você escolho ele."
Não, ela não é mal agradecida, ela não é uma má pessoa. Mas ela escolheu uma nova família, jurou trilhar um caminho ao lado do marido dela, e é certo a própria mãe atrapalhar?
Uma mãe não conseguir entender que, se para ela ser feliz terá que aceitar o genro, e por mais difícil que seja, assim será. Afinal mãe é mãe.

Não estou dizendo que mãe tem que aguentar tudo calada, ser omissa. Mas mãe tem que respeitar, ser ponderada, saber como falar e o que falar. Aceitar muito mais do que impor, respeitar além de exigir.

Espero que quando chegar a minha vez, eu compreenda a mais simples verdade: A frequencia não significa importância. Nem sempre quem está ao seu lado todos os dias se importa mais com você do que quem está com você duas vezes na semana.

Tenho lido muitas reclamações dessa falta de tempo em familia por ai, eu preso muito isso e exijo isso do Ivan.
Somos uma familia, nós três. Ele trabalha de segunda a segunda, o Felipe e eu sentimos falta dos nossos momentos a três. Então eu exijo momentos nossos, nem que seja no sofá, assistindo desenhos.
Ele escolhi ele como meu companheiro e ele a mim, do contrário eu não teria me casado.
Eu sou romântica, mas não gosto dessa fantasia de "amor em escalas".

FELICIDADE é a nossa família, o importante é nós três estarmos felizes. Os outros também são importantes, mas hoje, o que imposta somos nós.
Deixe-me viver em paz a felicidade de hoje, deixe-me curtir meu filho hoje, pois o amanhã eu desconheço... e eu sei, criamos filhos para o mundo. E um dia, o Felipe vai embora.

Ser mãe vai muito além de parir, criar, dar alimento, roupa e educação.
Ser mãe é dar carinho, ser compreensiva e simplismente estar ali, sempre... independente de o que seu filho precise.
Entenda que: seu filho precisa da sua atenção / consideração independente da idade, sexo ou posição social.
Ser mãe não é criar pra receber. Ser mãe é dar até morrer...
Seu filho precisa sentir seu interesse, sua disposição mesmo nas pequenas coisas...
"Parir é pra muitas, ser mãe é pra poucas..."
Graças a Deus eu posso contar com a minha mãe nas minimas coisas, sempre...

Então, só resumindo:
Eu estou aqui para o meu filho, sempre. Até mesmo quando ele crescer e for construir sua nova familia.
Mesmo ele estando ausente, estarei ali. mas respeitarei as escolhas dele, o espaço dele. E permitirei a ele a felicidade de viver a sós com quem ele escolheu.
A minha mãe meu muito obrigada, por deixar eu viver livremente a minha felicidade, a minha família. Muito obrigada por permitir que eu esteja ao seu lado quando eu quiser.

Ao meu filho, eu abrirei mãe de tudo para seguir você aonde você for, pelo tempo em que você precisar.

0 comentários: