24 de abril de 2012

A era do castigo.



O que eu mais tenho feito por aqui é ameaçar, demorou, mas funcionou.

- Felipe, ñ pode brincar com o carrinho na TV, por que é perigoso e estraga a televisão!
- Felipe, a mamãe já avisou sobre o carrinho na TV, você quer ficar de castigo?
- Felipe, estou guardando o seu carrinho, você está de castigo por que desobedeceu a mamãe brincando com seu carrinho na TV. Vc entendeu? Vem aqui me dar um beijo (e guardo o tal carrinho)

Desde o começo do ano Felipe começou a mostrar mais sua personalidade, aprendeu a nos desafiar mais, a mexer mais nas coisas, e eu precisei tomar uma atitude.
Conversar não resolvia, bater não faz parte dos meus planos, tentei aplicar o método do cantinho, mas ele não obedecia. Hoje encontrei o "castigo" perfeito, o que funciona aqui em casa.

A sala aqui em casa parecia um play, eram tantooooooos brinquedos, uma caixa cheinha - e com todos eles a disposição do Felipe. Comecei limpando essa bagunça, deixei 4 brinquedos na sala, os outros todos guardados. Toda vez que o Felipe aprontava eu dava dois avisos, no terceiro eu tirava o brinquedo.        

Tinha dias que ele ficava sem brinquedo nenhum, até que aos poucos ele foi entendendo, foi aprendendo a obedecer. Hoje temos uma gaveta no rack com vários brinquedos e carrinhos, muito pouco perto do que ele tinha antes, mas agora o Felipe já me obedece na perda do primeiro brinquedo, as vezes ele nem chega a perde-lo, quando quer colaborar na segunda advertência já dá tudo certo e ficamos em paz.

- Felipe, para de pular no sofá que você pode se machucar!
(nada)
- Felipe, não pode pular no sofá por que você pode se machucar. Você quer ficar de castigo?
- Num queio castigo mamãe.
(As vezes ele obedece, se não eu o castigo).
- Felipe, estou guardando esse brinquedo, você está de castigo por desobedecer a mamãe e continuar pulando no sofá, você entendeu?
- Tindi.
- Tá bom?
- Bom...
- Vem aqui me dar um abraço.

Ele me abraça, para de pular, guardo o brinquedo até o dia seguinte.
Todas as advertências, e explicações são dadas "olho no olho".
FIM

E ai meninas, como é aplicado o castigo com o filho de vocês?