24 de novembro de 2012

Sobre a mudança de GO e hipertireoidismo na gravidez.



No dia 20 de setembro eu iniciei meu pré-natal.
Consultei com o GO que me acompanhou na gravidez do Felipe, o Dr. Emerson, vulgo Japa.

Bom, tudo estava indo bem até o fim da consulta quando ele deixou claro que faríamos uma cesária (oi, posso escolher? Ter opçãou ou deixar rolar?) e ainda me cobraria uma taxa de exclusividade.

Ou seja: "Você paga plano de saúde, tudo certinho e em dia, mas se você não quiser ter um parto com um plantonista por favor me pague!"

Oi????

Como não morria de amores pelo Japa, dei um tempo e fui atras de um novo GO. Fiquei passada quando soube que hoje em dia quase TODOS cobram essa taxa de exclusividade, a qual eles foram autorizados pelo CFM - veja aqui.

Nisso uma amiga minha que também está grávida me indicou o GO dela, um Dr. que não cobra exclusividade, faz VBAC.

Marquei consulta e fomos conhecer o Dr Gleden.
Puts, o cara super seco, mas bem detalhista, bastante cauteloso e com ótimas referencias.
VAMOS MUDAR.

Mudei!
E adorei!
Apesar dele ser um cara de poucas palavras, ele está sempre disponível, seja por telefone ou email.
É bastante tranquilo quanto a várias coisas as quais nós gravidas ficamos preocupadissimas, me passou muita segurança.

Logo na primeira consulta ele me pediu alguns exames os quais eu nunca tinha feito, e que o meu antigo GO nunca tinha pedido. O TSH, e o T4.

Resultados? Alterados... vamos repetir.
Dias de tensão.
Eu repeti, e lá vamos nós fazer acompanhamento com um endocrino.

Hipertireoidismo, vc conhece?
Pra quem está grávida é difícil detectar com sintomas, afinal eles são muito comuns na gravidez.

Eu estou tendo muita taquicardia, irritação, ansiedade, calor, calor, calor...
Queda de cabelo, falta de apetite, perda de peso.
Tudo isso, ou quase tudo, é comum na gravidez, alguns sintomas são normais no inicio, outros mais pra frente.

Hoje eu fiquei pensando... E se eu não tivesse trocado de GO?
Seria tudo normal, sintomas comuns e que no meu caso podem ocasionar aborto, ou parto prematuro.

Eu ainda não consultei o endocrino, mas estou tranquila e sei que vai dar tudo certo.
Mas já estou sofrendo com os exames de sangue que vão virar rotina...

Alguém ai teve alguma alteração na tireóide? Como foi o tratamento?
Se não, vc já fez o exame?

O hipotireoidismo atinge cerca de 5% das gestantes, e o hipertireoidismo 2%. Vale a pena checar!

É isso ai meninas, beijos e boa semana pra vcs!