3 de dezembro de 2013

Introdução Alimentar - BLW



6 meses se passaram, e enfim iniciamos a Introdução alimentar por aqui.
Na época do Felipe eu segui conforme o pediatra mandou, dessa vez decidi usar um método que conheci em um grupo no Facebook, o BLW.

Baby-led Weaning (BLW) é uma forma de introduzir alimentos sólidos que permite que o bebê se alimente sozinho - não há uso de papinhas ou colheres. O bebê fica com a família na hora das refeições e participa das mesmas quando estiver pronto, comendo primeiro com as mãos e depois usando talheres.
O BLW:
- Permite que o bebê explore cores, sabores, texturas e cheiros.
- Incentiva a confiança e a independência.
- Ajuda a desenvolver a coordenação motora e a mastigação.
- Torna menos prováveis exigências, brigas e stress na hora das refeições.

A Helena se adaptou super bem, come com as mãozinhas, algumas vezes eu ajudo colocando um pedacinho ou outro na boca dela, 13 dias depois ela já está comendo bem, hoje iniciamos a janta com a permissão do pediatra.

Não fizemos introdução de sucos - obrigatoriamente, inicie pela papa salgada, acrescentando a fruta como sobremesa. O LM ainda é o alimento principal por aqui, estamos firmes e fortes =)

A Helena já provou:
Batata,

Batata salsa (mandioquinha),
Cenoura,
Brócolis,
Chuchu,
Beterraba e
Banana.
 
(O Suco eu optei em dar esporadicamente, já que ficou comprovado que não existe necessidade de introduzi-lo antes do primeiro ano do bebê. A melhor opção é sempre oferece a fruta in natura, água ou LM).