2 de setembro de 2011

E as noites em claro?




Ontem rolou a #festanotwitter, um sucesso graças as lindas anfitriãs, as meninas do Mulher e mãe!
Se vocês ainda não conhecem o blog delas vale muito a pena! Segui-las no twitter, ou curtir na Fan delas no FB é informação e descontração na certa!

O tema da #festanotwitter de ontem era: SONO.
Eu já tinha reparado, mas ontem conclui com toda certeza: O meu filho é um anjo no quesito SONO.
Felipe dorme a noite inteira (a maioria das noites) desde RN. Quando nasceu ele dormia 24hr por dia se eu deixasse, ele era super calmo, em 98% das vezes eu tinha que acorda-lo pra ele mamar. Nos primeiros dias, quando ele não acordava por nada, eu precisava trocar a fralda dele, deixa lo peladinho, pra assim ele acordar e mamar. Não era uma época muito quente, e mesmo assim, algumas vezes ele continuava a dormir. Então como acorda-lo? Eu passava um algodãozinho com água fria pelo corpinho dele - que dó - mas era preciso. O menino bom de berço viu!

O Felipe sempre dormiu no quartinho dele, eu acordava a cada 1hr pra ver se ele estava respirando (coisas de mãe), e antes dos 3 meses, uma ou duas vezes na madrugada eu pegava ele pra ele mamar e trocar.

Depois disso, entramos numa gostosa "rotina" ele dormia às 20hr, acordava às 7hr, mamava e então dormia novamente até às 11hr. E eu? Dormia junto oras!
O tempo foi passando e as sonecas diminuindo, a tarde ele teimava muito em dormir, se dormia era por 20, 30 minutos... Era eu entrar no banho que ele acordava, então adorei uma tática ao nosso favor. Toda vez, sempre sempre sempre, que ele dormia, eu me deitava com ele. E não é que deu certo? Até hoje funciona assim. Se ele dorme sozinho a tarde, a soneca não dura nem 1 hr, mas se o Ivan ou eu deitamos com ele, ele dorme uma média de 2hr30 - 3hrs. Delicia né!

Uma dica super bacana que aprendi na Comunidade do ORKUT Soluções para noite sem choro foi: Sonecas de 30, 40 minutos não descançam, só estressam mais o bebê. Uma boa soneca tem que durar no minimo 1 hora!

Dias de cansaço, noites mal dormidas existiram sim!

Sempre que o Felipe "aprendia" algo era 1 semana de noites mal dormidas, foi assim quando ele aprendeu a se virar, a engatinhar, a andar, quando começou a comer, quando começou a assistir A Galinha pintadinha e por ai vai.
Quantas madrugadas aquele menino acordava e rapidamente apontava pra TV. "Pó?" Maledeta Galinha!

Não sei se vocês lembram, mas teve uma época em que eu precisei re-educar o sono do Felipe? Pois é, caimos na besteira de faze-lo dormir no carro um dia e dai acabou com a mamata. As vezes o cansaço nos faz fazer cada burrada. Não tinha jeito de fazer ele dormir se não no carro. Dava 21, 22, 23 horas e nada dele adormecer, mesmo morrendo de sono. Ai lá ia o papai passear de carro... umas duas semanas depois eu cansei! E me decidi a por um ponto final nisso!
Eu estava determinada e assim foi, dava 20hr eu pegava, dava mamá, e então o ninava no colo... as vezes eu dançava ao som de uma música calma, e funcionava. Ele adormecia... Dias ele dormia na hora, outros demorava mais de 1 hr... mas ele dormia, como devia ser!
Ele cresceu e o meu colo ficou pequeno, mudamos a tática, hoje é assim: Deu 21hr o papai (geralmente é ele) dá mamá com ele deitado na nossa cama, as vezes ele dorme, outras não. Se ele não dorme, o Ivan fica em silêncio, como se dormisse, o Felipe samba um pouco em cima dele, mas logo se aninha dos braços dele e dorme. Depois disso o levamos pro berço dele. Se ele acordar pela madrugada vem pra cama, e fica conosco até a hora de levantar.

Antes, sempre que o Fe acordava de madrugada a gente dava mamá pra ele adormecer, achavamos que ele sentia fome, mas não, um dia resolvemos não dar o mamá e ele dormiu logo em seguida, na nosa cama. Hoje são rarissímas vezes que ele mama no meio da noite.

Se o seu filho ainda acorda pra mamar por habito, é legal ir a cada dia diminuindo a quantidade de leite oferecida, pra ele acostumar, até que um dia  ele não vai mais pedir. Lógico que isso não funciona com bebês que mamam no peito, até por que não tem como você "controlar" a quantidade, enfim...

Hoje o Felipe dorme em média 11 - 12hrs de sono a noite, na escolinha ele tira uma sonequinha de 1hr, nunca mais do que isso.

A minha sogra sempre me disse, e eu coprovei que, quanto mais eles dormem, mais sono eles tem #fato
Se o seu filho não tira boas sonecas de dia, com certeza a noite estará tão estressado que vai dormir mal! Essa coisa de: Não vou deixa-lo dormir depois das 17, 18hrs pra dormir a noite inteira é furada!
Imagine você, 1 semana sem dormir bem, quando enfim chega a noite em que vc vai poder deitar sem hora pra levantar o que acontece? Tem insônia, ou acorda de hora em hora, e por ai vai...

A alimentação também influencia muito no sono do bebê, a noite procure das alimentos que estimulam o sono - alface, banana, ovo, feijão(sim, tudo que pros mais velhos é "pesado"), e etc. Conosco deu super certo. Hoje damos a janta pro Felipe 2horas antes dele dormir, então damos banho, em seguida e o mama e cama. Ele dorme mais por que não acorda com fome e nem sede. Dorme saciado e onfortável, tem dias que até ronca!

E depois que ele fechou os olhos pode quebrar pareder, que ele não acorda! Esse negocio de shiiii ou de andar nas pontinhas dos pé lá em casa nunca rolou. Quer dormir? Vai dormir de dia com a iluminação do sol, com a janelas abertas, com o secador ligado. Quando saiamos ele dormia em festas e afins super tranquilo. Hoje o Felipe já não dorme mais na rua, ele nem carrinho usa mais, então geralmente eu evito sair com ele em alguns horários, principalmente se ele acordou cedo.
Adaptação a rotina? Bom senso sempre. Respeitar os limites da criança ajuda e muito. Prefiro perder uma tarde no shopping, do que ir e me irritar com meu filho fazendo manha de sono.

E você? Como é o sono do seu filho?

Seguem alguns posts com dicas ou relatos:
Quanto deve durar a soneca do bebê?
Eu sou mãe, eu erro, mas concerto.
A 2º noite de rotina.
Terror noturno

11 comentários:

Isabela Kanupp disse...

Pois é, a Beatriz ainda não dorme a noite toda, mas melhorou MUITO! Erro meu, mas ainda amamento a noite, acho que por puro comodismo meu, ou dó,coração de mãe!
A adaptação na cama dela ta cruel, ta foda! Mas desistir jamais!haha

Aqui nunca rolou de silêncio para dormir, marido tocava ate altas horas e ela dormia tranquilamente, eu tenho televisão no quarto e assisto mesmo depois dela dormir, ela realmente acostumou, acho que puxo pra mamãe que ja dormiu até na balads! alok!


Beijos amiga.

Thania disse...

Bom eu brinco q eu nao falo sobre meu sono pessoal...rs...mas por aqui ainda estamos tentando uma noite toda dormida, ainda nao rolou, paciencia!
Minha filha nao é pior q outro filho por causa disso!
Um dia ela vai dormir e eu tb!
Mas uma coisa é vdd: qto mais ela dorme, melhor o sono de noite!
Odeio qdo me falam: nao deixe ela dormir de dia, senao a noite ela nao dormira mesmo! MENTIRA!
Se ela passa o dia todo acordada, sem as sonecas, a noite é um tormento!
Temos uma rotina BACANUDA, faço td q ja li em livros, ja vi em dicas e td mais, mas HJ aceito q minha filha tem problemas com o sono e vambora!
Como eu disse, ela nao é pior do q ng por causa disso!
Ela é uma menina CALMERRIMA, chora pouco, ativa e fofa, e isso nada tem a ver com o sono!
Sabe, ja ouvi tanto palpite e segui e nada deu certo, hj faço do meu jeito. Acho mais prudente!
afinal ela ja esta com 9 meses, uma hora tem q dar certo....kkkkk

Adorei a blogagem coletiva mas JAMAIS eu me atrevo a fazer um post sobre isso...rs...to louca de concorrer com posts "meu filho tem 10 dias e dorme a noite toda!!!"...kakakakaka...isso me deprimiria!

Bjos

Unknown disse...

Ellis dorme no berço dela desde 4 semanas! Dormir na nossa cama nem pensar, ela acha que é playground. Muito raramente isso acontece, mas o máximo que ela tira é uma sonequinha mesmo, porque se mexe muito, acaba despertando vê a gente e quer brincar! kkkk
Ela ainda acorda pra mamar. Primeiro tento não dar, mas normalmente é fome mesmo. Uma hora ela não vai mamar mais.
Eu também nunca tive isso de não fazer barulho, de dia menos ainda. E também concordo que quanto mais dorme, mais tem sono. Ellis tira 2 sonecas, de manhã e à tarde. E dorme de 19h30 às 07h30 toda noite, ela acorda só pra mamar.
Mas mãe nunca mais dorme igual.... hehe

lanna balduino disse...

Oi!
Bem ,o meu filhote também nunca me deu trabalho nesse quesito,á não ser nos dias de doenças,é claro,é super normal.
Mas enfim,ele nunca mamou quando RN,desde o segundo dia de vida eu já dava leite a ele,(odeio não ter passado pela experiencia de dar a mama).Então,ele sempre teve o soniho super regulado,eu é que não tinha,aliás ainda não tenho(mãe doida de pedra).Até nos dias atuais,Rennan já com quase 5 aninhos inda tem a soneca da tarde,coisa que quase nenhuma criança da idade dele tem mais.Puxou a mim...dormir é com agente mesmo..rsrsrs!

Bjão!Ha sim visitei o blog mulher e mãe..bacana de mais!

Andreza Monteiro disse...

Então desde que o Gregg nasceu nunca dormiu bem,so que de uns tempo pra cá a coisa piorou.ele dorme a tarde das 14:30 as 16h desde que nasceu ele dorme essa hora.a noite coloco ele pra dormir as 21:30 dai começa, acorda 22h,23h,e por ai vai.. Não me importaria se ele acordasse 6horas da manha se pelo menos dormisse a noite inteira,e outra ele e muito ativo então eu não paro um mim durante o dia,ele só quer ficar comigo com mais ninguem nem marido,nem meus pais(pq eu moro com eles)então já viu né mamãe aqui estressadima..Mais tenho fé que vai passar que e só uma fase já já ele cresce e quem sabe até não vou sentir falta dessa muvuca toda...bj amiga

Unknown disse...

Que bom q encontrei + alguém falando q consegue dormir, já tava até ficando mal rsrsrs
bjs

Renata disse...

Oi Dina! :)

Lavinia dormia super bem, até seus 5meses foi assim! Hoje já não dorme tão bem, tem acordado muito para mamar (ainda mama no peito)e por aqui tem rolado cama compartilhada. Mas aos poucos as coisas estão melhorando.

O jeito que vc faz o Felipe dormir, é igual aqui em casa ficamos com ela no nosso quarto e fingimos que ja estamos dormindo, da alguns minutinhos e ela dorme tbm.. haha

beijos

Marcelly disse...

Ain meus filhotinhos só trocaram o dia pela noite nos 2/3 primeiros meses, depois sempre dormiram a noite toda...
Ainda bem é, rsrs !!!

Bjo !

Unknown disse...

Oiee,

Ai q delícia hein, q bebe tudibom!!! rsrsrs

Com o tempo as coisas vão se ajeitando, logo q nasce a verdade é q vc não conhece o bb e ele não conhece vc, é questão de adaptação!

Bjos!

Loreta #amigacomenta;)

@bagagemdemae

www.bagagemdemae.com.br

Anônimo disse...

Dina, que sortuda!
Em casa é um pouco mais complicado!
Também participei da blogagem coletiva, vai lá espiar
http://vilaparapequenos.blogspot.com/
Bjs,
Lia

Tati disse...

Miga, to meio atrazada mais to por aqui... são 2h30 da amanhã e quem ta com insonia aqui hj sou eu rsrs. Bom Alicia dorme bem, não tenho do q reclamar, no logo q fez 1 mês já dormia a noite toda, com 5 meses comecou acordar 1 ou 2 vezes na noite, hj em dia posso dizer q ela dorme a noite inteira 3 ou 4 noitas na semana as outras acorda de 2 a tres vezes .. e ela é bem parecida com o Fe, acorda as 8h mama e dorme até as 11h isso é regra, todos os dias, atarde o sono é de 30, 40 minutos no maximo e eu tb peguei essa dica (vc q me enviou um link sobre o sono deles) de dormir junto, quando faço isso as sonecas são longas .... ai ai saudades viu ?! Agora vou ali fiçar mais um pouquinho o seu blog.
Bjuuu