6 de outubro de 2011

Reflexões sobre a maternidade



Dai que está rolando um video sensacional pela internet, são respostas de o que mães diriam a si mesmas antes do 1º filho, se pudessem voltar no tempo.

Abaixo as respostas, e as minhas considerações.

Você é linda - Eu nunca me senti tão linda como quando grávida, é uma beleza serena, um olhar doce, uum sorriso esperançoso, enfim, mulheres grávidas são lindas, independente de qualquer kilinho a mais ou marca de estria.

Conheça outras mães - Isso eu já disse a vocês e repito aqui, a maternidade é dura quando você é única. Comprartilhar experiências, medos, alegrias. Poder falar a tarde toda sobre filhos, criação, alimentação, roupas infantis, amamentação, tudo isso sem censura e com prazer imenso. Como eu sinto falta das tardes no Cinematerna, ver meu filho ali brincando com seus amiguinhos enquanto eu estava ali em companhia de mães, mulheres e amigas.

É normal ter medo - E como é. O medo nos acompanha do POSITIVO pra toda vida, acredite. Medo de não ter uma gestação saudável, de não dar conta de um RN, medo de errar, medo quando o filho adoece, medo dele ir embora... medos, um sentimento que insiste em estar ao nosso lado, para sempre.

Milhões de pais sobrevivem a privação de sono - Com certeza, um dia isso vai passar, e a gente sente falta de acordar 3, 4 vezes na madrugada... é fato, quando essa loucura de noites picadas acabar ai na sua casa, você vai me entender.

Tudo bem querer uma pausa - Sair jantar com o marido, passear no shopping com as amigas, ir ao salão se embelezar. Você precisa disso pra não surtar, não sinta vergonha em pedir uma pausa.


Sua mãe estava certa - A minha estava, quanta coisa eu aprendi com ela, quanta coisa eu acertei por te-la ouvido. Nunca duvide da sua mãe.

Você vai sentir saudades da sua mãe - Eu sinto, sinto uma falta imensa da convivência diária com ela, do colo dela. Depois que nos tornamos mães o nossos sentimentos com relação as nossas muda completamente, aprendemos a admira-las muito mais, a ama-las em dobro.

Ela terá os seus olhos - Se não os olhos o sorriso, ou o cabelo, quem sabe a unha do dedinho do pé. Não importa, mesmo a semelhança não estando ali em evidencias fisicas com certeza existira interiormente.

Você cometerá erros - e acertos, infinitos, e é importante...

Perdoe-se - isso completa o meu pensamento ali em cima. Todos falhamos, todos nos precipitamos, mas podemos erguer a cabeça e contornar todos os nossos deslizes, basta querer, e ter força de vontade!

Isso também passara - Tudo passa, sempre passa. Aquela crise vai passar, a DPP vai embora, as manhas um dia acabam...

Ninguém realmente sabe o que está fazendo - Não mesmo, intuição de mãe as vezes falha, mas devemos tentar e sempre, sempre mesmo fazer o que o nosso coração manda.

Google não tem filhos - Esqueça, busque opinião ou ajuda da sua mãe, de amigas ou conhecidas. O google não tem sentimentos, não tem ponderamento, e muitas vezes a gente não tem certeza da fonte...

Você é a especialista - Você é especialista no seu filho. Ninguém o conhece e entende melhor que você. As vezes parece que não, mas com paciência você acaba aprendendo a decifrar os sinais dados por ele.

Homens de verdade trocam fraldas - Fazem arrotar, dão banho, ajudam, brincar, participam!

Você está prestes a encontrar o amor verdadeiro - Amor incondicional, que vai te fazer imensamente feliz com um simples sorriso, que vai fazer você suspirar com uma simples lembrança... o amor verdadeiro, o dono daquele coração que você carregou dentro de si um dia...

Encontre tempo para apaixonar-se pelo seu bebê - Nem sempre o nosso filho já nasce sendo amado por nós, com o tempo essa paixão aparece, vai embora, e volta... vai ser assim constantemente, não se assuste!

Encontre tempo para si mesma - Respire, deixe a cria com o marido e tome um longo banho, escove os cabelos, ou simplesmente deite no seu quarto e assista a sua novela, ali, sozinha...

Leva tempo para você caber novamente naquele jeans - Eu demorei 2 anos, e ainda falta um pouco. Não se cobre tanto, nos primeiros meses, ou anos, seu filho precisa muito de você, e você precisa se aceitar como é para estar bem e dar conta de tudo!

Deixe a vovó mima-lo - Não não, essa eu não engulo. Essa eu pulo!

Ele vai ficar doente e você vai sentar-se ao lado dele a noite inteira, só pra ver se ele está respirando - Você vai desejar que todas as doenças e dores do seu filho passem pra você, você vai parar com a sua vida se necessário para ajuda-lo a se curar.

Seja corajosa - E de um basta em tudo que te incomda, em tudo que te aborrece. Você é mãe, você é forte e pode tudo, é só lutar, correr atrás e querer!

Durma agora - E depois do seu filho nascer... Durma sempre que puder, com ele. Nem que sejam várias sonecas ao longo do dia, ali, abraçadinha com a cria. Vai ter fazer um bem incrível!

Imperfeito é o novo perfeito - E você vai aprender a amar todos os defeitos daquele serzinho que você gerou.

Respire - Conte até 10, soque o travesseiro. Mas na frente da sua cria mantenha a calma, e contorne todas as desavenças com a cabeça fria.

Confie nos seus instintos - Você é mãe, você gerou, você pariu. Seu coração está sintonizado ao do seu filho, seu sangue está no corpo dele, quem melhor do que você para acertar e acalmar quando se trata dele?

É isso ai meninas, e com vocês o tal vídeo:



Pensem nisso!

0 comentários: