8 de novembro de 2011

O terrible two não colou!


A Lu Brasil escreveu, eu li e me inspirei.
Vale lembrar que essa é a minha experiência, a minha teoria. Deu certo aqui, mas pode não dar certo ai, então NO STRESS!


Vocês lembram que há um tempo atrás eu vim falar sobre o TERRIBLE TWO?
Pois é, o terrible two não EXISTE, pelo menos aqui em casa.


Felipe tava virado num saci, peloamordedeus!
Eu reclamei, reclamei, reclamei. Alguns poucos dias depois ele voltou ao normal.
Como assim ele "voltou ao normal"?
Voltou ué. Desincorporou aquele Gremlin molhado sem vergonha e voltou a ser o meu "cut cut". Anjinho, foguetinho, curioso, bagunceiro, mas educadinho.


Mas como? O que você fez pra mudar o comportamento dele?
Mudei o meu!
Parei de procurar teorias furadas, parei de ir atrás de "fases culpadas", parei de buscar soluções milagrosas.
Respirei, meditei, aceitei.
Fui compreensiva, tive mais paciência, dei mais tempo a ele.
Ahan!
Sai TERRIBLE TWO -  a desculpa, entra NOSSA SENHORA DA COMPREENSÃO- a salvadora!


Tá fazendo manha?
Deixar chorar ou de castigo ao meu ver não resolve, só estressa mais, piora as coisas.  Eu conversei, "ouvi" o que ele tinha a dizer (ouvi é maneira de dizer né, já que o Fe não fala), deixei ele gesticular, extravasar... esperei ele se acalmar pra dai sim eu falar.
PERGUNTA: Você dá ouvidos a alguém quando está de cabeça quente?
Regra número 1 aqui em casa: Sempre deixe a pessoa mais nervosa falar.
Eu deixei, e não é que deu certo? (Dr. Krapp, seu lindo. Muah*)


Não quer comer? Fez cara de nojinho? Botou o prato na cabeça?
Ownnnnn, respira. A hora que ele sentir fome ele vai pedir comida, simples, eu também fico enjoada de vez enquando né?. Já sei, vou fazer diferente; a cozinha me acalma, bora lá fazer um prato especial pra ele? Aquele que ele adora!?


Não quer dormir? Tá caindo de sono e não se integra?
Berrar ou amarra-lo na cama só vai agita-lo mais, quem sabe baixar a luz, dar um banho quentinho, colocar uma música baixinha ajuda ele a se acalmar? Se essa "técnica" não funcionar, que mal tem em mais uma noite em claro? Hummm, ligar a TV, fazer uma pipoquinha, sentar no sofá com a cria e fica lá... HORAS assistindo aquele desenho que ele mais gosta. Um dia só não vai fazer mal, já que é pra ficar acordada que não seja estressada! Relaxar é o que importa!


Essa três coisas mudaram lá em casa, junto com muitas outras, e olhem, fez uma melhoria e tanto.
Lógico que não é uma lição pra vocês, cada familia é diferente, não é por que funcionou aqui que vai funcionar ai!
Se você tentar e não der certo não me culpe! Culpe o terrible two, rs


Confesso, foi tudo uma desculpa, uma fuga, uma teoria pra eu esconder o meu fracasso daquele momento.
Graças a Deus eu segui meu coração, e consertei isso.
Meu menino está crescendo, se desenvolvendo é natural a mudança do comportamento, mas cabe a nós, os pais educa-lo. Mostrar o que pode, e o que não pode.


Felipe ainda dá "piti", e muito... mas nada que um colinho, um olho no olho, uma conversa baixinha não resolva, ou pelo menos acalme um pouco. Se não acalmar? É sono, pode apostar (desculpa mode on - essa eu uso!), pego minhas tralhas e vou embora!
Aprontou em casa? Tem punição. Confisco todos os carrinhos dele, e ele entende viu? Muda rápidinho de comportamento, mas mesmo assim só ganha seus hotweels de novo no dia seguinte.


Assim eu conclui mais essa "fase". Se você ainda está enlouquecendo com seu filho, paciência e boa sorte! Um dia tudo se ajeita.


Criança é bicho bagunceiro, são homens da caverna. Precisamos ser pulso firme sim, mas precisamos compreende-los também. Não me venha falar que seu filho de 14 meses está passando pelo terrible two, por que ai é demais.
Aceite, seu filho é foguetinho assim como o meu! Eu confesso, esses projetos de terroristas dão um trabalho!


Podem me chamar de Mãe Doriana, mas eu não deixo chorar, eu não deixo de castigo, não enfio comida guela abaixo. Eu não faço com ele nada que eu não queira que façam comigo.
Berrar pode tá?

0 comentários: