23 de julho de 2013

Para uma grávida de segunda viagem.



Quando eu engravidei da Helena recebi milhares de conselhos, interroguei muitas amigas mães de segunda viagem, mas o conselho mais valioso que eu queria ter recebido é:

Curta muito o filho mais velho, você vai sentir falta disso.

Nossa como eu sinto saudades do Felipe, saudades de ser somente eu e ele, não que a Helena seja um peso e blablabla, mas eu sinto uma saudade absurda de quando a gente ficava o dia todo grudados.

Saudades de dar banho nele com calma, saudades de fazer um refeição ao lado dele sem sermos interrompidos, saudades de deitar junto e faze-lo dormir todos os dias.

Com a chegada da Helena eu sinto que o Fe amadureceu muito, ou talvez eu cobre muito dele, eu tô trabalhando isso na minha cabeça, tentando deixar algumas pequenas coisas pra lá, afinal, ele tem me ajudado demais, sido compreensivo, mas não tem obrigação, ele é um bebê!
Quantos "eu já vou" eu disse a ele nos últimos dias, quantos "calma ai", ou "só um minuto filho". Quantas coisas ele aprendeu a fazer sozinho simplesmente por que eu não consegui ajuda-lo quando ele precisou. Quanta mudança na vida do meu garotinho de 3 anos.

Hoje ele diz que eu sou uma fada na vida dele, que o ajudo e realizo todos os desejos. Ah meu filho, sempre que possível, eu prometo! Como eu sofro alguns dias por ve-lo adormecer sozinho na minha cama enquanto eu faço algo na casa, ou pela Helena.

Lembro como fiquei agoniada na maternidade, queria vir para casa e ve-lo.
No dia seguinte ao nascimento da Helena ele entrou no quarto como um furacão, meu Deus, como ele cresceu! Parecia que ele estava longe de mim há dias.

Na nossa primeira noite em casa ele pediu colo e eu não pude dar, ele me pediu atenção e eu disse que já iria, mas a Helena precisava mamar, eu precisava de um banho, e ele dormiu esperando. Lembro desse dia como se fosse hoje, passei a noite em claro com a Helena, quando foi 7 hrs o Ivan levantou e assumiu a pequena, e eu? Fugi pro meu príncipe, deitei com ele na caminha dele, fiquei observando como ele era perfeito, como ele era grande, enterrei o rosto nos cabelos dele e chorei de saudade. Sei lá por que, mas eu chorei por que eu sabia que nunca mais seriamos somente eu e ele.

Outro dia estávamos deitados, eu amamentando a Helena e ele me disse:
"Mamãe, me abraça e me faz dormir? É só o que eu quero." Meu coração se quebrou, e é claro que bem nesse dia eu não consegui. Assim que a Helena dormiu eu a coloquei no berço, abracei ele e chorei chorei chorei, chorei por culpa e por tristeza pelo fato de estar em falta com ele.

Na semana passada fomos ao cinema, o Ivan, ele e eu.
Deixei a Helena com a madrinha e com a avó, corremos pro shopping, almoçamos sempre pressa, fomos ao cinema, compramos pipoca e bala, e terminamos a tarde brincando no parque indoor do shopping ( a Helena foi pro shopping depois) e foi maravilhoso pra nós três. Mas eu me enganei quando acreditei que ele queria tirar uma folga da irmã, quando saímos de casa e eu contei que iríamos somente nós ele me disse: "Mas mamãe, a Helena tem que ir, ela é a minha princesa S2". Acho que na verdade eu é quem precisava de um tempo só com ele.

Enquanto eu escrevo esse post choro, por que sei que ainda ficarei em débito com ele milhares de vezes, mesmo sabendo que no dia seguinte ele vai acordar sorrindo e me beijando, mesmo sabendo que ele vai superar melhor do que eu, eu sofro, por que ele me faz falta.

Então você que está lendo tudo isso e está grávida do seu segundo filho, aproveite, curta muito o seu filho ou filha, mime e ame muito, por que daqui uns dias você não vai ser mais somente dele, e você vai sofrer, vai se culpar, vai sentir saudades.

Pode ser bobeira, eu sei que estou me culpando por algo que foge do meu alcance, mas se eu pudesse eu queria voltar no tempo e ter curtido mais o meu guri.

É isso, beijos que vou lá agarrar meu princeso, antes que a princesa dele acorde.